Lifestyle Viagem

Confira a postagem desta categoria :)

10 Super dicas de viagem: como arrumar e proteger suas malas e muito mais

Neste post irei compartilhar ótimas dicas de experiências que adquiri durante os anos com viagens de avião, coisas que aconteceram comigo, mas que não precisam acontecer com você! Aprenda a aumentar a segurança da sua mala, como não ser pego de surpresa pelas companhias aéreas, dicas de organização e cuidados com joias, líquidos e etc…. Vem conferir!

1. Faça uma lista antecipadamente
Sempre que vou viajar já começo a fazer uma lista com semanas de antecedência, e olha que mesmo assim algumas vezes ainda acabo lembrando de algo bem em cima da hora, então já comece a preparar sua lista com bastante antecedência, dessa forma o risco de esquecer algo é bem menor!

2. Leve sempre um cadeado de reserva
Já aconteceu comigo de um dos meus cadeados quebrar bem na fila para despachar a mala, como eu não tinha outro cadeado e a única loja no aeroporto que vendia cadeados estava fechada, tive que fechar minha mala com um lacre de plástico, o que não é nem um pouco seguro, então sempre carregue um cadeado extra para casos de emergência.

3. Cuidado com peso extra
O peso máximo para voos nacionais é de 23kg e caso ultrapasse este peso o passageiro é cobrado por kg, aí é que mora o perigo: algumas cias aéreas como a TAM cobram o kg pela taxa do dia, o funcionário não soube (ou não quis) me explicar como era calculado esse valor, só me disse que a taxa variava (e muito). Isso aconteceu comigo: me cobraram uma fortuna na hora (entre R$20-25 o kg) e eu tive que pagar em dinheiro, pois eles não aceitavam cartão de crédito. A dica é sempre dar um jeito de pesar a mala antes de ir para o aeroporto e sempre deixar entre 2-3kg à menos por causa da possível variação entre as balanças, caso ultrapasse os 23kg contrate o serviço antecipadamente pelo telefone, já que sai bem mais em conta. No caso da TAM ainda teve um agravante, pois eu liguei com antecedência e o atendente me informou que não era possível contratar o excesso de bagagem por telefone, somente na hora do embarque e não informou o valor, então cuidado.

4. Proteja tudo o que for líquido ou creme
Demaquilante, shampoo, condicionador, perfume e etc, sempre passe fita adesiva para lacrar e eu geralmente coloco dentro de 2 ou 3 sacos plásticos para evitar vazamento, já aconteceu comigo de um demaquilante, mesmo lacrado com fita adesiva vazar durante a viagem e sujar roupas e livros, foi muito chato, então cuidado extra nunca é demais, não é mesmo?

5. Mantenha documentos e utilidades sempre à mão
Carteira, passaporte (se necessário), dinheiro, fones de ouvido, carregador, tablets, notebook, chaves de casa, guarda-chuva, esparadrapos e itens básicos de primeiros socorros (nada inflamável, pois é proibido como bagagem de mão), tudo isso eu sempre carrego numa parte de fácil acesso da bagagem de mão, nunca despacho, mas sempre esconda um dinheiro extra em potes vazios e sapatos na bagagem que será despachada, por exemplo, para o caso de uma emergência. Leve uma muda de roupas na bagagem de mão também para casos de emergência, geralmente eu levo uma blusa mais confortável e uma legging preta, dependendo do local eu levo um casaco na mão mesmo, já levei até travesseiro e uma caixa de 1kg de paçoca na mão e embarquei de boa rsrs, se couber leve também um chinelo leve e fino na bagagem de mão, o peso máximo permitido é de 5kg.

Caso precise despachar uma mala, pode ocorrer de o atendente querer pesar sua bagagem de mão também, isso aconteceu comigo somente 1x em todos esses anos, minha bagagem de mão ultrapassou um pouco os 5kg e ele me fez tirar tudo ali na frente dele, o que achei totalmente desnecessário já que era pouca diferença, mas quando fui embarcar coloquei tudo de novo na bagagem de mão (uma mochila) e embarquei numa boa… Então a dica é: se precisar despachar mala e sua bagagem de mão estiver volumosa, deixe-a com alguém que estiver te acompanhando e leve somente seus documentos e a mala a ser despachada no balcão.

6. Leve suas joias e maquiagem sempre na bagagem de mão
Eu prefiro não arriscar, por isso sempre levo minhas bugigangas na bagagem de mão (brincos, relógios, pulseiras, cordões e etc), inclusive maquiagem, pois o risco de perder ou quebrar é bem menor. Proteja suas sombras, pós, blushes e etc com discos de algodão (aqueles de limpar a pele que vende em farmácias), coloque um disco dentro da maquiagem, assim em caso de impacto o risco de quebrar é bem menor e funciona mesmo!

7. Lacre sua mala de forma correta
Não basta só colocar o cadeado entre os 2 “zípers”, é preciso prender o cadeado em uma parte fixa da mala, mas por quê? Simples:

Ao prender o cadeado em uma parte fixa da mala (sempre há na parte de cima da mala um metal com um buraquinho redondo, geralmente em forma de triângulo) a pessoa não conseguiria fechar a mala novamente caso abrisse, o que pode inibir um furto, e opte por um cadeado com senha. Em casos de ter que despachar uma mochila, sempre lacre naqueles stands que envolvem toda a mala/mochila com plástico, pois a mochila é mais fácil de ser aberta do que uma mala, por exemplo.

8. Sempre ponha identificação na sua mala
Existem muitas malas iguais por aí, então sempre ponha uma identificação com seu nome e endereço, além de algo que diferencie sua mala das outras, como uma fita colorida (dê um nó bem firme), por exemplo.

9. Confira o destino adicionado na mala que será despachada
Eu sempre confiro o adesivo que é impresso no momento em que despacho a mala, simplesmente peço ao atendente para conferir antes da mala ir para esteira e vejo se está tudo ok ^.^

10. Evite ser um dos últimos a embarcar
Mas por quê? Eu particularmente detesto ser uma das últimas pessoas a entrar no avião, pois é quase impossível encontrar espaço no compartimento de bagagem para guardar sua bagagem de mão e se ela não couber embaixo do assento da frente eles irão querer que você a despache, então sempre prefiro ser uma das primeiras a embarcar, até porque eu sempre sento na janela e quando demoro para entrar acabo tendo que pedir para as pessoas dos assentos ao lado para levantarem e eu não gosto de incomodar. Já aconteceu também de eu chegar no meu assento e ter uma pessoa já sentada “bem confortável” e eu ter que pedir para a pessoa se retirar, tem muita gente sem noção por aí…

Importante: Já aconteceu comigo de eu estar há horas no aeroporto e quase perder o embarque devido à mudança de última hora no portão de embarque e não avisarem no auto falante, então fique sempre de olho nos monitores e em caso de dúvida pergunte a algum funcionário da cia aérea responsável.

11. Dica Extra: como se distrair durante o voo
Eu nunca consigo dormir em um voo, então após a decolagem eu geralmente jogo no celular (adoro paciência e dominó!), assisto tv (no caso da Avianca ou Azul que têm monitores com séries e etc) ou leio um livro, no caso da Avianca eles não permitem que qualquer tipo de eletrônico permaneça ligado durante o voo e da última vez que viajei com eles a tv não estava funcionando, então sempre leve um livro ou revista com você, assim o tempo passa mais rápido!

E POR ÚLTIMO
Sempre que vou para o RJ eu uso um “porta-dolar” que é tipo uma pochetinha que se usa por debaixo da roupa, ali carrego celular (sempre no vibra quando estou na rua), documentos, cartões e dinheiro extra, mas deixo uma pequena quantia de dinheiro no bolso, pois em caso de assalto o dano é menor ;)

Comente


Ou comente usando seu Disqus:


Veja Também