Lifestyle

Confira a postagem desta categoria :)

Dicas para evitar golpes em compras online

Este é o primeiro post da nova fase do blog! Depois de alguns anos resolvi reativar o blog e compartilhar com você minhas experiências e dicas! Aqui você irá encontrar postagens 3x por semana sobre os mais diversos assuntos e assim ajudar você de alguma forma, como neste post onde dou dicas de como evitar golpes em compras online… Então vem!

Posso dizer que sou uma grande viciada em compras pela internet. Compro de tudo: desde livros, aparelhos eletrônicos, produtos de outros lugares do mundo e até produtos para cabelo :cutie:

Amo comprar online devido à praticidade, além de sempre encontrar muitas coisas em conta, mas tomo muito cuidado para não ser enganada. Por quê? Simples, uma vez levei um golpe no Mercado Livre de uma vendedora com mais de 200 qualificações positivas e quase perdi R$ 350,00. Em parte por culpa minha, pois vi algumas as reclamações de outros usuários e resolvi comprar assim mesmo…. Literalmente paguei pra ver!

A minha sorte é que eu tinha comprado pelo Mercado Pago, assim o ML devolveu parte do meu dinheiro (depois de muita burocracia, enrolação e ameaça de processo). Mas outras pessoas não tiveram a mesma “sorte”… Vi muitos que compraram cerca de R$ 1.000,00 em produtos com via depósito/transferência e jamais viram seu dinheiro novamente.

Também compro muito em lojas grandes como Submarino, Ponto Frio, e etc, fique atento na página do produto se está escrito “entregue por” e o nome da própria loja, pois muitas lojas grandes estão terceirizando a entrega com lojas menores, o que pode causar atrasos e até mesmo a não-entrega do produto, como aconteceu com minha tia que comprou um instrumento musical no Ponto Frio que era entregue por outra loja e jamais recebeu o produto, nem mesmo o código de rastreio lhe forneceram.

O que já comprei na internet:

livros
eletrodomésticos
roupas
peças para computador
câmera digital
impressora fotográfica
produtos para cabelo (não achei em nenhum outro lugar!)
buginganas legais (isso eu já perdi a conta)
outras coisinhas interessantes

A questão é: sempre tome cuidado ao comprar pela internet. Verifique:

O tempo que o site está no ar (consulte o whois do site, que é uma ferramente que possibilita ver em que ano o domínio foi registrado);
Referências de quem já comprou (cuidado com referências no próprio site sem qualquer link para algum perfil de rede social provando que aquele cliente é real, é muito fácil criar um depoimento fake);
Verifique as políticas de devolução do dinheiro ou troca caso o produto chegue danificado;
Leia os Termos atentamente;
Verifique o prazo de entrega e se o produto já está no Brasil, principalmente no Mercado Livre
Em casos de compra por sites como OLX dê sempre preferência para retirar no local, jamais deposite quaisquer quantia antecipada;
Em lojas virtuais dê preferência para pagamentos via PagSeguro ou PayPal. Verifique se a loja aceita cartão de crédito ou se essa forma de pagamento é intermediada por outras empresas como o PagSeguro ou PayPal, por exemplo).
  Jamais informe o número do seu cartão de crédito para terceiros, exceto em lojas grandes que aceitam somente esta forma de pagamento e mesmo assim prefira formas de pagamento mais seguras.
Sempre mantenha seu antivirus em dia, isso evita ataques de phishing (ataque comum que rouba senhas, dados de cartões de crédito e informações pessoais);
Cuidado com selos de Sites Seguros: muitas empresas usam selos falsos sem qualquer link para a empresa que certifica o selo, ao ver um selo desses veja se o mesmo possui algum link que certifique a autenticidade, se tiver, clique e veja se o selo realmente leva para a empresa certificadora, caso não leve ou não tenha link, aconselho que você procure no Google qual empresa é responsável pelo selo (digite na busca o texto que aparece no selo) e faça uma denúncia. Isso já aconteceu comigo e eu deixei de comprar em uma loja, pois a mesma utilizava um selo falso.
Evite comprar coisas muito caras pela internet de sites desconhecidos, pois se você for prejudicado o prejuízo será maior, existem muitas lojas pequenas idôneas, mas também existem muitos picaretas por aí, então aconselho que sempre comece com uma compra pequena, para ter um feedback

Levou uma volta? Corra atrás dos seus direitos! Divulgue em fóruns, reclame no Reclame Aqui, processe a pessoa/empresa, faça reclamação no Procon, denuncie o vendedor em casos de compra em sites como o Mercado Livre, por exemplo. Tente sempre o contato direto com o vendedor antes da compra, faça perguntas, tente contato por telefone ou via chat/e-mail. Tire todas as suas dúvidas sobre valor final e custos/prazos de envio.

No Mercado Livre prefira vendedores bem qualificados, com pouquíssimas (de preferência nenhuma) qualificações negativas e observe também as qualificações neutras. Veja se suas qualificações positivas são de pessoas com boas qualificações ou se elas têm poucas ou nenhuma qualificação, pois o vendedor pode forjar usuários fantasmas apenas para aumentar suas qualificações e enganar as pessoas.

Eu já fiz mais de 200 negociações no ML e tive problema apenas uma vez por minha culpa mesmo, que deixei me seduzir por um produto com valor muito abaixo do mercado.

Preste atenção se:

o produto estiver com um preço muito baixo
se o produto é novo ou usado
se o envio é internacional ou não
prazo de entrega
políticas de devolução e troca

Ao negociar no Mercado Livre peça sempre a nota fiscal ou em caso de vendas com pessoa física verifique se a pessoa ainda possui a nota fiscal original do produto em casos de produtos usados, principalmente em compras de smartphones, por exemplo.

Vamos fazer da internet um local mais seguro para nossas compras!

Comente


Ou comente usando seu Disqus:


Veja Também